segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Vingaça de Jennifer (1978)



Este tipo de filme é daqueles que nos faz lembrar que cinema nem sempre é trilhas sonoras lindas, imagens comoventes (este aqui comove de outra maneira) e outros artifícios para a “família”.
Bom, se você quiser ver “A Vingança e Jennifer” com a família veja, depois não diga que eu não avisei. Certamente vocês não ficarão impunes frente às cenas apresentadas.
Este “sexploitation” tem o roteiro simples, mas é algo tão brutal e que nos faz pensar que de fato isso ocorre em nosso mundo real, e que neste filme a fantasia não se distancia das atrocidades que ocorrem principalmente com as mulheres.
Jennifer é uma escritora de Nova York que viaja para um lugar ermo para poder ter tranqüilidade para escrever. Na estada ela é alvo de quatro homens que tem planos pavorosos para ela.
Jennifer é brutalmente estuprada e agredida pelos quatro (inclusive Matthew o retardado do grupo, mesmo sendo afeiçoado por ela).
Enfim, boa parte do filme se dedica a mostrar toda a brutalidade dos caras sobre a moça, quando se acredita que ela poderá ter sossego, lá estão de novo os trogloditas abusando sexualmente da moça, e agredindo-a.
As cenas só não mostram os órgãos sexuais masculinos, mas a maneira como tudo é feito é para chocar mesmo, fazendo da personagem uma simples boneca para satisfação de todo o sadismo e crueldade de seus algozes, em seqüências sem fim de maldade absoluta.
Dias após todo este abuso e violência, a nossa protagonista se recupera, pensa, vai até a igreja, chega frente ao altar e diz: “Forgive me” (me perdoe), bom daí vocês já podem imaginar o que ela pretende. Uma vingança cruel contra cada um.
A Vingança de Jennifer é um filme direto e sem frescuras, é para chocar e fazer pensar, pode ser forçado até uma mulher magrinha dando cabo nos desgraçados, mas não importa o filme também foi lançado como “O Dia da Mulher”, ou seja, ele configura um ideal feminino de libertação frente à um abuso de poder masculino, e nada mais justo concretizá-lo com cenas de barbárie.
É impossível você não fazer uma careta de dor ao ver a cena da banheira (se você for homem então) em que Jennifer atrai um deles para um banho no melhor estilo ‘sedutor’, e (olha o Spoiler) pega uma faca para... Bom é melhor você ver rsrs...

Nenhum comentário: